HealthH2O orienta sobre manuseio do cloro para tratamento de piscinas.
No último dia 29 de novembro, ocorreu um grave acidente na área de natação em uma Academia de Campinas. Um funcionário manuseou produtos químicos, inclusive o cloro, e causou a intoxicação e morte de um atleta que estava na piscina.
Segundo o Portal G1, da Globo, foi feita uma junção de produtos químicos que provocou a produção de um gás extremamente tóxico para os pulmões. O médico, Dr. Eduardo Capitani, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica – Ciatox Unicamp, explicou que essas substâncias devem ser manuseadas separadamente. A junção delas e mais a água provocou reação química, liberando grande quantidade de cloro, livre, que é uma das substâncias mais tóxicas para o pulmão.
Responsabilidade no tratamento de piscinas
Diretores técnicos da HealthH2O chamam a atenção dos proprietários e tratadores de piscinas quanto a guarda e manuseio de produtos químicos utilizados no tratamento da água. Os produtos devem estar em local onde não tenha sol (temperatura alta) e em recipientes bem fechados. Juntar produtos químicos é serviço para quem conhece. E sempre com a utilização de EPIs próprios.
Veja o quadro abaixo:
Esses produtos mencionados no quadro são vendidos comercialmente.
Conheça mais sobre a utilização do cloro no tratamento de piscinas.
Uma exposição mais aguda e de alto nível, como a ocorrida nessa Academia, pode levar a sintomas como chiados no peito, dificuldade respiratória, aperto no peito, vômitos, dispneia e broncoespasmo. É muito importante que alguém exposto a altos níveis de cloro deva descansar e ser observado por um médico nas próximas 24 horas após a exposição. Embora a exposição extrema possa ser fatal, a maioria das pessoas se recupera.
Guardar vários tipos de produtos dentro da casa de máquinas (ambiente fechado, quente e úmido) pode ser perigoso.
A HealthH2O orienta constantemente seus clientes para cuidados que devem ter no manuseio desses produtos.
Todos os produtos químicos utilizados no tratamento de piscinas deve ser guardado em local seco, no mínimo que tenha cobertura e que seja arejado. Nunca guarde os produtos químicos na casa de máquinas, local pouco recomendado devido a umidade, calor e pouca ventilação.
O correto é manusear os produtos em local aberto – justamente para evitar qualquer intoxicação. Os produtos jamais podem ser misturados. A utilização de EPIs apropriados é imprescindível.
O TrataFácilH2O é um equipamento utilizado na manutenção e higienização da piscina e o cloro é utilizado em formato de “bolachas”, com menores riscos e melhor distribuição do produto na piscina.