A importância do cloro no tratamento da água da piscina
Saiba mais sobre a importância do cloro
Quando se fala em tratamento da água da piscina, certamente a primeira ideia que vem à mente é cloro. É o produto mais conhecido. Ajuda na manutenção de uma água saudável e agradável. Saúde para toda a família.
Por meio de uma reação química, o cloro é responsável por eliminar bactérias e fungos, desinfetando a água. Diminui sensivelmente a chance de microrganismos causarem doenças, como as famosas micoses, muito comum aos frequentadores de piscinas cujo tratamento de água está incorreto.
O tratamento da água da piscina pode acontecer de várias formas, inclusive com outros produtos. Salinização, ozônio, radiação ultravioleta e outros mais. Mas o cloro continua tendo maior popularidade.
O cloro, por si só não é a solução. É necessário um tratador de piscinas ou então alguém que conheça mais sobre o assunto para garantir as boas condições da água. Aplicado em dosagens erradas também pode causar desconfortos como diarreia, irritação na pele, nos olhos e mucosas.
Cloro na piscina
O tratador de piscina sabe que a utilização do cloro varia de acordo com o tamanho da piscina. O tratamento semanal se inicia com a medição das condições da água. O pH entre 7,2 e 7,6 e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm. Nessas condições, deve-se aplicar o cloro entre 1 e 3 ppm.
A orientação é para que o cloro seja aplicado três vezes por semana, mantendo a água nos padrões adequados. A quantidade varia quando o cloro é granulado ou líquido. Granulado deve-se aplicar quatro gramas para cada 1000 litros de água. O cloro líquido pede 15 ml para cada 1000 litros.
Aos que possuem o TrataFácilH2O, aparelho de higienização que mantém as condições da piscina por muito mais tempo, a orientação é utilizar apenas uma pastilha para piscinas com capacidade de até 30 mil litros. No tratafacilh2o, a pastilha dura em torno de 12 dias mantendo, portanto, as condições ideais da água por muito mais tempo.
Ao aplicar o cloro, ligue o filtro por, pelo menos, seis horas, permitindo que o cloro circule por toda a piscina.
É importante destacar que de acordo com a variedade da marca do cloro, o mesmo possui maior ou menor efeito. Vale ler o rótulo do produto para conhecer melhor as orientações do fabricante.
O tratador também deve ficar atento quanto a alterações dos indicadores devido à chuva ou uso constante da piscina. Controlar o tratamento da água é fundamental, portanto, para garantir condições de higienização.
Cuidados com o cloro
Por ser um produto químico ácido, há que se tomar cuidado com o mesmo. Guardá-lo em local que não receba sol, que tenha uma temperatura ambiente (sem muito calor) e que permaneça em recipiente bem vedado. Ao abrir o recipiente, certifique-se que o mesmo esteja em condições de normalidade, evitando assim quaisquer danos às pessoas próximas ou ao ambiente.