Chama-se “Casa de Máquinas” de uma piscina o espaço físico onde estão instalados os equipamentos de manutenção da mesma. Deve estar situada abaixo do nível de água da piscina e o mais próximo dela, a fim de diminuir o tamanho das tubulações. Por serem “máquinas”, necessitam de manutenção e precisam estar em ambiente arejado, fresco e com paredes resistentes à umidade. A instalação elétrica deve se basear na NBR 5410. O cloro deve ser manuseado e armazenado fora da casa de máquinas, uma vez que é altamente venenoso. Também é lá que se encontram os controles hidráulicos e elétricos. Ao construir uma piscina é fundamental projetar corretamente a casa de máquinas, pois instalações ruins causam gastos desnecessários.
Não há piscina sem equipamentos para limpeza e conservação da água. Duas ferramentas são indispensáveis – o filtro e a motobomba. O processo inclui o tratamento químico e físico da água. Além de administrar os produtos químicos, é necessário um processo de limpeza dos produtos orgânicos que se misturam à água. Daí haver a filtragem por bombas de sucção, que retiram a água da piscina, passando pelo filtro e devolvendo água limpa.
Equipamentos da Casa de Máquinas
O processo completo envolve diversos procedimentos:
Água filtrada
O filtro é composto por tanques que contém em seu interior areia ou zeólita. É utilizado quando a água da piscina passa pelo seu interior, retendo as impurezas. O tempo desse serviço é correspondente ao tamanho da piscina e a quantidade de água a filtrar.
Retrolavagem
Deve acontecer sempre após o processo de filtragem e antes da pré-filtragem. É indicado para quando o elemento filtrante estiver saturado ou quando o manômetro atingir a zona amarela.
Pré-filtragem
Após o processo de retrolavagem, pode ter ficado sujeira nos filtros, daí precisar retirar as sujeiras que possam ter ficado.
Recirculação
É o procedimento para misturar os componentes químicos na água após aplicá-los. Esse processo é importante, uma vez que evita a passagem de alguns produtos químicos que podem prejudicar o meio filtrante.
Drenagem
Para limpar o fundo da piscina, necessário aspirá-la drenando. A água é descartada no esgoto, sendo que a piscina deve ser enchida posteriormente.
Fechamento
Principalmente para prevenção quanto a vazamentos ou problemas de tubulações ou ainda em situações quando a piscina ficará desativada por longo tempo.
As ações acima descritas devem ser realizadas rotineiramente, pois assim diminui bastante os gastos com a piscina.
O TrataFácilH2O é um aparelho recomendado para todas as piscinas. Mantém a água higienizada por mais dias e economiza nos produtos químicos. É recomendável para que a piscina permaneça por mais tempo higienizada e o tratamento da piscina se realize sem maiores transtornos.