Tratamento de água de piscina
A construção de piscinas em casa teve um enorme aumento nesta última década. E mais importante que tudo, a piscina é uma opção de lazer de toda a família. Segundo dados do IBGE, aproximadamente 45 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência física. Fato que a família não pode desconsiderar.
Piscina em casa incentiva o convívio familiar, unindo crianças, adultos, pets, idosos, pessoas com dificuldade de locomoção ou alguma deficiência. A piscina com acessibilidade garante a diversão para todos.
Portanto, vai aqui algumas informações sobre a atividade na piscina de pessoas com deficiência. Principalmente na questão de segurança. Esse assunto ganhou mais destaque nos últimos anos. E boas alternativas surgiram. Importante conhecer algumas dessas alternativas:
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT tem a norma 9050/04 e a lei 10.098. Elas abordam alguns itens de segurança, mobiliário, equipamentos e construções de piscinas.
As famílias que possuem um dos seus membros com qualquer deficiência já sabem que há adaptações para fazer na casa inteira. Principalmente permitindo autonomia aos usuários com deficiência.
A norma 9050/04 estabelece uso de degraus, rampas submersas, bancos ou equipamentos de transferência.
É interessante a leitura completa da Norma 9050/04.
O decreto federal de acessibilidade determina a condição para todos em áreas de uso comum. Piso antiderrapante ajuda a evitar acidentes. Por isso devem ser instalados dentro e ao redor da piscina. Atenção para pisos atérmicos que sustentam uma temperatura ambiente, mesmo com sol.
Servem como apoio para que as pessoas possam entrar na água aos poucos. A rampa é importante em momentos de cãibra ou afogamento.
Permite o acesso à piscina com segurança para deficientes físicos e idosos. Deve ser antiderrapante e possuir degraus submersos.
Em se tratando de idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade, esses elevadores permitem o aceso à piscina – entrar e sair dela, com segurança.
É interessante lembrar que objetos espalhados pelo chão podem causar acidentes, principalmente com quem tem dificuldade de visão ou locomoção. Evite brinquedos, mesas, cadeiras próximas à piscina.
Não podemos descuidar da segurança de todos.
Os momentos de lazer devem começar e terminar bem. Com a participação de todos. Sem qualquer exclusão.
A HealthH2O, fabricante do TrataFácilH2O, tem se dedicado a desenvolver produtos inovadores para tratamento de piscina. Não perca a oportunidade. Saiba mais:
- Os efeitos da cloramina na piscina;
- Saúde aos frequentadores da piscina;
- Doenças que os banhistas podem evitar.