HEALTH H20 - Tratamento de Piscinas

O cheiro forte de cloro da piscina - A Cloramina

Quase sempre, ao nos aproximarmos da piscina sentimos um “cheiro de cloro”, também chamado de “cheiro de piscina”. Saiba que isso não é bom. Pode causar forte irritação aos olhos, pulmões e pele dos nadadores. Esse “cheiro” deve-se às cloraminas, compostos químicos que se acumulam na água das piscinas quando a mesma passa por tratamento ineficiente, com falta do agente desinfetante.

O que é cloramina?

É um subproduto gerado pela reação do cloro com matérias orgânicas presentes na água. É ela a causadora de vários desconfortos físicos aos banhistas – irritação nos olhos, ressecamento da pele e dos cabelos, dor de ouvido, cheiro forte na água etc.

Cloramina é o resultado da combinação de desinfetantes de cloro com transpiração, óleos e urina despejados pelos usuários. Os desinfetantes de cloro são adicionados à água da piscina para destruir microrganismos e bactérias que afetam a saúde dos banhistas. Daí ser conveniente tomar banho antes de entrar na piscina.

A cloração – processo de adição de cloro à água é simples, eficaz, relativamente segura e barata. Sua eficácia vem do forte potencial oxidante da molécula de ácido hipocloroso formada quando o gás cloro ou sais, como hipocloreto de sódio, são dissolvidos em água a um pH modestamente baixo.

Oxidação é a combinação de um elemento com oxigênio, transformando-o em um óxido. O elemento responsável pela oxidação é reconhecido como oxidante. Portanto, o cloro oxida não apenas bactérias e vírus, mas também outras substâncias encontradas na água, como suor, oleosidades e urina. Após matar microrganismos na piscina, o cloro perde sua força e fica sem condições para decompor outros orgânicos de vegetação que caem na água, frequentemente encontrados nas superfícies das piscinas e se transforma em amônia.

Amônia e cloro reagem em monocloramina, dicloramina e tricloramina. As duas últimas são voláteis – mudam com facilidade, e escapam da água logo após o tratamento na água da piscina. A monocloramina e algum cloro livre permanecem.

Remoção de cloraminas

Para eliminar a cloramina é preciso uma superdosagem de cloro, deixando a piscina filtrando por um mínimo de oito horas. Repete-se a operação até o cheiro desaparecer e a água não ficar mais turva. É permitido o uso da piscina somente quando o cloro estiver na faixa de segurança ideal, entre 1 e 3 ppm.

Há informação de que muitas pessoas que tratam piscinas reduzem drasticamente o cloro para acabar com o cheiro, considerando como causador desse cheiro, o cloro. Cuidado. Do ponto de vista de saúde pública, isso não pode acontecer.

Conclusão

A verdadeira vilã das piscinas são as cloraminas. Por isso, a HealthH2O desenvolveu tecnologia a base de cloro que facilita e padroniza o tratamento e higienização da água das piscinas. Adota o cloro para combater a cloramina.

O TrataFácilH2O permite uma dosagem uniforme e controlada. Assim, o teor residual de cloro na piscina se mantém.

Card image cap

Casa de Máquinas e a limpeza das piscinas

Chama-se “Casa de Máquinas” de uma piscina o espaço físico onde estão instalados os equipamentos de manuten&c

Continue
Card image cap

Saiba como fazer manutenção da piscina no verão e aproveite o calor

Higienização O verão se aproxima e nessa época as piscinas são muito mais procuradas. Quem re

Continue
Card image cap

Intoxicação por cloro em Academia

HealthH2O orienta sobre manuseio do cloro para tratamento de piscinas. No último dia 29 de novembro, ocorreu um gra

Continue

CLIQUE AQUI
E FALE CONOSCO
Todos os direitos reservados
© Copyright 2024 | HEALTH H20 - Tratamento de Piscinas
SPHERA agência digital