Doenças que uso adequado de cloro em piscinas pode evitar
Há doenças que podem ser transmitidas pelo uso de piscinas que não tenham recebido tratamento adequado da água e isso permite a disseminação de bactérias e fungos. Por isso, o tratamento adequado da agua com cloro é indispensável para eliminar estes microorganismos patogênicos e manter a saúde da sua família durante os momentos de lazer.
Veja a seguir quais as doenças mais comuns que o tratamento adequado com cloro, pode evitar:
1. Micose
A micose é uma infecção causada por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. É a doença mais comum em pessoas que frequentam piscinas mal cuidadas.
2. Dermatite ou foliculite
Trata-se de uma inflamação na raiz dos pelos, causada por uma bactéria presente em águas de piscinas que não estejam devidamente tratadas.
3. Verrugas
Verrugas, como a conhecida “olho de peixe” ou “verruga plantar” é uma doença causada pelo papiloma vírus humano (HPV). O vírus HPV pode penetrar na pele ao andar descalço em locais contaminados com o vírus, como piscinas.
4. Tricomoníase
É uma infecção que ataca as vias urinárias e os órgãos sexuais. Ela pode afetar tanto homens quanto mulheres, sendo mais comum em pessoas do sexo feminino.
5. Diarreia
Os vírus e as bactérias causadoras da diarreia são a principal fonte de contágio nas piscinas.
6. Verminoses
Infecção intestinal provocada por parasitas que ao ingerir água de piscina contaminada, habitam no interior do organismo. Também pela ingestão de água contaminada, pode-se contrair a hepatite tipo A.
7. Conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação da membrana ocular e pode ser contraída devido a água não conter o mínimo teor de cloro ou até em aguas onde há o excesso do uso do cloro na piscina. Um fator muito importante é a correta dosagem de cloro na água pois mesmo que a piscina seja limpa regularmente, mas receber pouco cloro, será insuficiente para matar as bactérias e fungos, mantendo assim o risco de contaminação.
Vale ressaltar que o excesso de cloro também pode trazer danos á saúde dos usuários da piscina, causando alergias e irritações. O cloro residual pode ser facilmente avaliado, bem como o pH e Alcalinidade, através dos kits de medição disponíveis no mercado. Em nosso site estão disponíveis as faixas ideais (http://tratafacilh2o.com.br/FAQ) e informações do tratamento TrataFácilH2O.